Data: marzo 5, 2014 | 18:07
Ainda falta 1,20 metro para atingir a cota de transbordamento que é de 12,50 metros, índice que deva ser atingido logo, diz o coordenador da Defesa Civil Estadual...

Rio Acre em Assis Brasil sobe mais de cinco metros em 24 horas

O crescimento rápido no nível do rio é esperado para a região. É comum, porque Assis Brasil fica muito próximo da nascente do Rio Acre, segundo Carlos Gundim.

O crescimento rápido no nível do rio é esperado para a região. É comum, porque Assis Brasil fica muito próximo da nascente do Rio Acre, segundo Carlos Gundim. | Foto Kebim Perez

© Gazeta de Rondonia

Em menos de 24h, o nível do Rio Acre no município de Assis Brasil, Estado do Acre, subiu 5,03 metros e começa a chamar a atenção da Defesa Civil Estadual. Nesta quarta-feira (5) ao meio dia, o rio estava com 11,26 metros faltando apenas 4 centímetros para atingir a cota de alerta (11,30m). A perspectiva é que ele continue a encher.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gundim, um homem do Corpo de Bombeiros foi enviado ao município para avaliar a situação junto com a unidade da Defesa Civil no local.

O coronel ressalta ainda, que já existe um plano de contingência para o caso de enchente no município. Ainda falta 1,20 metro para atingir a cota de transbordamento que é de 12,50 metros, e ele acredita que esse índice deva ser atingido logo. «Há previsão para que continue enchendo, mas não sabemos a proporção», diz.

Gundim explica que o crescimento rápido no nível do rio é esperado para a região. «É comum, porque Assis Brasil fica muito próximo da nascente do Rio Acre. Lá, na mesma proporção que enche, vaza muito rápido também. Porque a calha do rio é muito rasa e qualquer chuva que dá interfere no nível do rio», conta.

LINKS RELACIONADOS
MÁS SOBRE EL TEMA
elecciones2019



sopa de mani



Komadina



Soria Galvarro



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center