Data: junio 16, 2013 | 18:21
A operação já passou pelos municípios de Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia...

Álcool Zero vai à Acrelândia para o combate da embriaguez ao volante

A operação já passou pelos municípios de Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia. A ideia é que se estenda a todas as demais cidades do Acre.

A operação já passou pelos municípios de Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia. A ideia é que se estenda a todas as demais cidades do Acre.

© Agência Notícias do Acre

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com as polícias civil e militar está levando a Operação Álcool Zero para os municípios.  Acrelândia foi contemplada com a ação que visa o combate da embriaguez ao volante.

O diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, destaca que a operação já está consolidada em Rio Branco. “Este ano ainda não tivemos nenhuma morte no trânsito em decorrência do álcool e direção. Queremos estender esse índice positivo para os demais municípios do Acre, mas principalmente implantar a cultura de direção segura e consciente”, diz Ítalo.

O diretor explica que as operações possuem caráter educativo: “Além de fiscalizar, nós precisamos também educar, para isso, contamos com educadores de trânsito que passam nos bares orientando sobre o uso de bebida alcoólica antes de dirigir”.

Para que a educação de trânsito esteja presente durante as ações em Acrelândia, foi firmado parceria com a prefeitura. Para o prefeito Jonas Silva, a colaboração é para o bem do próprio município. “Estamos cooperando com as ações educativas que contribuem para um trânsito mais seguro dentro da nossa cidade”, ressalta.

José Adriano Souza, tenente que comanda a operação relata que o cidadão é convidado a fazer o teste. “Esse é um trabalho educativo e de prevenção que visa salvar vidas, por isso, dificilmente quem não bebe se recusa a fazer o teste bafométrico”, diz.

Para essa operação foram destacados sete policias militares, sendo dois de Acrelândia e cinco de Rio Branco; quatro agentes de trânsito, com duplas de Brasiléia e da capital; duas educadoras de trânsito; um caminhão guincho e a procuradora jurídica do Detran.

O pecuarista Marcelo Negrele fez o teste bafométrico e conta que há 13 anos não bebe. “A Álcool Zero é muito importante, pois quem dirige alcoolizado não tem consciência do que está fazendo, pode matar uma pessoa, como aconteceu com meu primo. Ele foi atropelado por uma pessoa que bebeu e dirigiu, infelizmente ele não sobreviveu. Sou a favor de que a operação seja realizada todos os dias”, afirma.

A operação já passou pelos municípios de Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia. A ideia é que se estenda a todas as demais cidades do Acre.

Mutirão

Neste sábado, 15, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município estará funcionando em regime de mutirão para entrega de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e atualização de endereço.

O chefe da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Herbson Sousa, explica que caso o condutor seja abordado dirigindo veículo sem os documentos de porte obrigatório, ele pode ser autuado por infringir o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade nesse caso é multa, podendo o veículo ser retido até a apresentação do CRLV.

Serviços de engenharia

Na próxima segunda-feira, 17, a equipe de engenharia de trânsito do Detran, também se deslocará à Acrelândia para realização de serviços de implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical das ruas do município. “Esse também é um trabalho que contamos com a importante parceria da prefeitura”, ressalta Ítalo.

LINKS RELACIONADOS
coronavirus



sopa de mani



desastre total



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center