Data: marzo 2, 2012 | 22:31

Amazônia tem 208 km² de alertas de desmatamento

mapa1Blog

Nos meses de novembro e dezembro, 207,59 km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação foram identificados pelo Deter, o sistema baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que verifica a ocorrência de corte raso ou degradação na Amazônia Legal para orientar a fiscalização.

O número representa a soma dos alertas verificados no último bimestre de 2011. A distribuição das áreas nos Estados em cada mês é apresentada na tabela a seguir:

Entre novembro e abril, que consiste na época de chuvas na Amazônia e se torna mais difícil a observação por satélites devido à intensidade de nuvens que cobrem a região, o Inpe divulga os resultados do Deter agrupados por bimestre, embora o sistema mantenha durante todo o período a operação regular e o envio dos dados ao Ibama.

Os pontos amarelos indicados no mapa mostram a localização dos alertas emitidos pelo Deter. Em rosa, áreas que estiveram cobertas por nuvens no período analisado
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema.
O Deter é um serviço de alerta de desmatamento e degradação florestal na Amazônia Legal, com base em dados de satélite de alta frequência de revisitação
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema DETER.
© Links relacionados em o blog de Sol de Pando
coronavirus



sopa de mani



desastre total



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center