Batata yacon controla diabetes, colesterol e aumenta a saciedade
© Carolina Gonçalves Provavelmente você já deve ter se deparado com ela na feira ou no mercado. Originária dos Andes, a batata yacon tem uma consistência macia e um gosto adocicado, parecido com uma pera, apesar se sua aparência lembrar a da batata doce. «O consumo recomendado é até de duas a três batatas por dia, considerando a quantidade recomendada de carboidratos de uma alimentação balanceada», diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo. A yacon é famosa nos países do oriente, mas já ganhou o cardápio do brasileiro, principalmente dos portadores de diabetes. Entre os benefícios desse alimento está o controle da doença. E não é só isso que ela faz de bom para o organismo. Veja outras vantagens em incluir este tubérculo na sua alimentação:Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Franca (Unifran), em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, o tubérculo é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo….
Ajuda no controle do diabetes

A yacon é famosa nos países do oriente, mas já ganhou o cardápio do brasileiro, principalmente dos portadores de diabetes.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Franca (Unifran), em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, o tubérculo é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo. Um carboidrato simples – também conhecido como amido – é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon o que acontece é o contrário. «Nosso corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade, por isso sua absorção é mais lenta», diz o nutrólogo Roberto Navarro. E por que esse mecanismo faz diferença no controle do diabetes? «Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras», completa o especialista.
Baixa caloria
O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples, afirma a nutricionista Christiane Rocha Veloso, de Minas Gerais. Cada 100 gramas da batata yacon tem cerca de 30 calorias, ao passo que a batata inglesa tem 52 calorias na mesma porção. «Esse possui um alto percentual de água (em torno de 83 a 90% do seu peso), fator que diminui o nível calórico», aponta a especialista.
Intestino regulado
Mais um ponto positivo da batata é o seu benefício em regular o trânsito intestinal. Em um outro estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a descoberta foi que a batata yacon é rica em inulina, um tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacáricos que é altamente fermentado pela flora intestinal, servindo de alimento para essas bactérias. «Isso ajuda a estimular o crescimento de bactérias boas para o intestino, fazendo com que ele funcione melhor e evite problemas como intestino preso», explica o nutrólogo Roberto.
Aumenta a saciedade
A batata yacon proporciona uma sensação maior de saciedade, fazendo com que a pessoas levem mais tempo para sentir fome novamente. Isso acontece, novamente, em função de o alimento ser um carboidrato de ação lenta. «Isso porque a batata irá frear a absorção da glicose, proporcionando saciedade», diz. «Para quem quer aproveitar esses efeitos, o melhor é incluir duas ou três fatias da batata em um suco para ser consumido entre as refeições», recomenda Roberto Navarro. Dessa forma, você retarda a absorção de glicose do suco e ainda aproveita todas as vitaminas das frutas.
Controla o colesterol
Para entender o mecanismo de ação da batata yacon na redução do colesterol, primeiro é preciso saber que muito do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo próprio organismo, no fígado. «Esse colesterol também é chamado de sal biliar e atua na digestão de gorduras», explica o nutrólogo Roberto. Depois de ser usado na digestão dos alimentos, esse colesterol volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile. No entanto, se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, o sal biliar não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis de colesterol no sangue. «Por ajudar a flora intestinal a funcionar melhor, a batata yacon ajuda indiretamente na absorção de colesterol, impedindo que ele se acumule no sangue e controlando suas taxas».
Mantem o organismo longe de doenças
Uma flora intestinal em ordem é essencial para o controle dos processos inflamatórios e infecções. De acordo com a nutricionista Christiane, quando você estimula o crescimento da flora intestinal benéfica, ela será mais efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação, como a salmonela. «O desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade», diz a nutricionista.
Rica em potássio
A batata yacon também é rica em potássio, um mineral importante para diversas funções do organismo. Além de ajudar na reconstrução muscular, prevenindo contra dores, cansaço e fadiga muscular, o potássio também ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas. «Se a sua intenção é obter mais potássio para melhorar a performance na atividade física, prefira consumir a batata yacon acompanhada de frutas ou outra fonte de carboidrato, já que o tubérculo oferece baixas taxas de glicose e, consequentemente, menos energia para a atividade física», alerta o nutrólogo Roberto.
links relacionados en el blog de Sol de Pando
- OLHA BRASILEIRA | Geoglifos do Acre podem ser reconhecidos como Patrimônio da Humanidade
- OLHA BRASILEIRA | Amazônia tem 208 km² de alertas de desmatamento
- OLHA BRASILEIRA | A luta por memória e justiça no Fórum Social Temático
- OLHA BRASILEIRA | Brasil tem 96 mortes al día de bebês de até un ano
- OLHA BRASILEIRA | A influência da atividade humana nas inundações
- OLHA BRASILEIRA | Resíduos vegetais podem gerar até um terço de toda a energia do país
- OLHA BRASILEIRA | “Nao existem fontes renováveis de energia”, diz Oswaldo Sevá
- OLHA BRASILEIRA | Resíduo de pescado pode originar produtos com alto valor nutricional
- OLHA BRASILEIRA | Movimentos sociais protestam por Belo Monte em mais dez estados
- OLHA BRASILEIRA | Acusado de tentativa de homicídio estava escondido em Cobija
- OLHA BRASILEIRA | Narcotraficante peruano burla na Justiça Acreana e deixa presídio com nome falso
- OLHA BRASILEIRA | Mandante do crime de Zé Claudio resultó um hacendado llamado José Rodrigues
- OLHA BRASILEIRA | INPE indica 268 km² de áreas desmatadas na Amazônia em maio
- OLHA BRASILEIRA | Em Nova Ipixuna desmontan madeireiras ilegais
- OLHA BRASILEIRA | Rondônia | Principal suspeito diz ter provas de que não matou líder do MCC
- OLHA BRASILEIRA | Suspeito de assassinar o Adelino Ramos é preso em Rondônia
- OLHA BRASILEIRA | Governo do Brasil cria grupo para barrar conflitos agrários
- OLHA BRASILEIRA | Mais um extrativista assassinado
- OLHA BRASILEIRA | Apenas 8% dos municípios brasileiros fazem a coleta seletiva de lixo
- OLHA BRASILEIRA | Movimentos sociais de Altamira não irão a legitimar Hidrelétrica
- OLHA BRASILEIRA | Município não está preparado para enfrentar um vazamento radioativo
- OLHA BRASILEIRA | Amazônia tem 208 km² de alertas de desmatamento