Alertas de desmatamento na Amazônia verificados pelo DETER somam 276 km² em três meses
As áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia somaram 276 km² nos meses de novembro e dezembro de 2013 e janeiro de 2014, segundo os dados registrados pelo DETER, o sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) baseado em satélites e destinado a orientar a fiscalização em campo.
No primeiro mês do ano foram verificados 75 km², enquanto em dezembro houve o registro de 93 km² e em novembro de 108 km².
A distribuição das áreas de alerta em cada mês nos estados da Amazônia Legal, bem como dos percentuais de cobertura de nuvens, é apresentada na tabela a seguir.
Os resultados do DETER devem ser analisados em conjunto com as informações sobre a cobertura de nuvens, que afeta a observação por satélites. As áreas em rosa dos mapas a seguir correspondem aos locais que estiveram encobertos no período. Nos mesmos mapas, os pontos amarelos mostram a localização dos alertas emitidos pelo DETER.
Mapa de alertas de novembro
Mapa de alertas de dezembro
Mapa de alertas de janeiro
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema DETER.
LINKS RELACIONADOS
- Acre atinge 60% da sua meta de redução de emissão de carbono por desmatamento
- O Brasil perdeu mais de 45 mil quilômetros quadrados de áreas protegidas nos últimos 30 anos
- Entre abril e julho, 650.3 km2 de desmatamento e degradação foram identificados pelo Deter|Inpe
- Amazônia tem 208 km² de alertas de desmatamento
- MAIS DO SEÇÃO “OLHA BRASILEIRA”