CHEGOU DE RONDÔNIA ATÉ MÂNCIO LIMA | Parece um melão gigante e é muito mais doce e macia que a melancia tradicional...

MELANCIA DE CASCA AMARELA GERMINA NO ACRE

A melancia de casca amarela, que parece um melão gigante, ganha adeptos entre os consumidores do Acre. É uma fruta muito mais doce e deliciosa que a tradicional melancia de casca verde. | Fotomontagem Sol de Pando

© Redação Sol de Pando em Rio Branco

© También disponible en español

Pra leitura no móbil ativar tela horizontal |

No sítio do engenheiro agrônomo, produtor rural e funcionário público, Romoaldo da Silva no Ramal do Feijão Insosso em Mâncio Lima, a atração é a melancia de casca amarela (lembra a do melão) e que é muito, muito mais doce, que e a comum, de casca verde, segundo uma reportagem da jornalista Sandra Assunção do jornal acreano Ac24Horas.

Por fora ela é amarela e é até confundida com o melão gigante, mas por dentro continua vermelhinha.

Em agosto do ano passado, Romoaldo conheceu a fruta em uma feira em Jarú em Rondônia, trouxe a semente para o Acre e guardou na geladeira. Este ano plantou apenas 75 covas junto com o híbrido da melancia de casca verde. A adaptação foi boa e agora ele está colhendo a melancia que alcança entre 8 e 16 quilos e é muito adocicada.

As vendas da melancia exótica são feitas no próprio sítio e em um carro que Romualdo leva para as feiras de Mâncio Lima. “A aceitação nos surpreendeu e por isso vamos expandir o plantio para ter escala comercial aí poderemos alcançar o mercado de Cruzeiro do Sul e Rio Branco’ , cita o produtor que conta com a ajuda do filho Bruno, também engenheiro agrônomo.

O radialista Jenildo Cavalcante, diz que ficou impressionado “com a doçura da melancia exótica. Essa produção também é a prova de que é possível ter uma agricultura familiar forte e sustentável aqui na região”, conclui.

GALERÍA | Sandía parecida a un gran melón

Imagen 1 De 7

Sandía de cáscara amarilla y sandía de cáscara verde | Foto Ac24Horas

¿Cómo chegou esta melancia até o Brazil?

Segundo uma reportagem do jornal digital RondoRural de Rondônia, a semente desta melancia foi trazida até o território brasileiro desde Uruguai.

Um vizinho viajou para o Uruguai e depois de consumir a fruta trouxe a semente, que passou pelo Rio Grande do Sul antes de chegar a Rondônia.

Produtores agrários de Rondônia começaram o cultivo da fruta em Vila Palmares, zona rural do município rondoniense de Theobroma, distante mais 300 quilômetros de Porto Velho.

A vila é conhecida como a terra da melancia da casca amarela que tem dado o que falar nas feiras livres de Jaru. A fruta é produzida pelo casal Sônia e Ronaldo, é uma alternativa para garantir a renda mensal, e a ideia inicial era plantar a melancia tradicional. Mas eles ganharam sementes da melancia amarela para que pudessem experimentar.

Essa é a primeira vez que eles cultivam a fruta, dos 1200 pés foram plantados 200 são amarelas. A colheita tem sido bem superior ao que previram no início, pelo menos 500 melancias já foram colhidas. 

A melancia produzida em Theobroma, faz sucesso na feira livre do município de Jaru, entre a melancia tradicional e a da casca amarela a preferida do consumidor. De acordo com Sônia, curiosos os clientes preferem pagar um pouco mais e levar a melancia exótica para casa, ela também garante que o sabor é irresistível. Macia e bem doce.

Melancia da casca amarela de Theobroma faz sucesso em Rondônia | VIDEO

DISPONÍVEL EM ESPAÑHOL 

SANDÍA DE CÁSCARA AMARILLA BROTA EN EL ACRE

LINKS RELACIONADOS
desastre total



sopa de mani



elecciones2019



Komadina



Soria Galvarro



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center