Data: julio 12, 2015 | 15:04
Estado brasileiro obteve maior crescimento percentual de visitantes internacionais. Colômbia e Venezuela foram os principais emissores...

Amazonas recebeu mais de 50 mil turistas estrangeiros em 2014

Réveillon no Acre leva mais de 50 mil pessoas à Arena da Floresta, em Rio Branco. Imagem do 31 de dezembro, 2013. | Foto Sérgio Vale

Mais de 50 mil estrangeiros entraram no Brasil pelo estado do Amazonas no ano passado. O estado registrou o maior crescimento percentual (51,6%) no número de visitantes internacionais, na comparação entre 2013 e 2014. Os dados são do Anuário Estatístico de Turismo 2015, estudo divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Ainda segundo a pesquisa, o número de turistas da América do Sul que entrou no País pelo estado do Amazonas foi quatro vezes maior em 2014, em comparação com o ano anterior: passou de 4.596 para 16.744. Os principais emissores são os vizinhos Colômbia e Venezuela.

 Ecoturismo

Amazonas é um dos destinos mais procurados por visitantes internacionais interessados nas belezas da floresta Amazônica – mais de 70% buscam a prática do ecoturismo e de aventura, segundo a secretaria estadual de turismo.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves,  o turismo de pesca e os navios de cruzeiros que beiram a capital amazonense estão entre os principais destaques do turismo sustentável na região, que é promissora e geradora de renda para as comunidades locais”, disse.

 Estudo

O estudo do MTur é elaborado anualmente, com base nos números da Polícia Federal. O novo levantamento revela um crescimento de 10,6% no volume de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2014, na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 6,4 milhões de chegadas em 2014, contra 5,8 milhões em 2013. Nos últimos 20 anos, o aumento é de 222%.

O principal país emissor de turistas para o Brasil continua a ser a Argentina (1,7 milhão), seguida pelos Estados Unidos (656 mil). Na avaliação por continentes, o destaque é a Oceania, que registrou, em 2014, aumento de 48,2% na quantidade de visitantes enviados ao Brasil (80,4 mil).

O número de turistas estrangeiros que chegou por cada estado brasileiro não reflete o fluxo total de visitantes internacionais que passaram por cada Unidade da Federação em 2014. Os deslocamentos domésticos (terrestres, aéreas, fluviais e por cruzeiros) dos estrangeiros dentro do Brasil não são contabilizados nesta pesquisa.

LINKS RELACIONADOS
coronavirus



sopa de mani



desastre total



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center