Data: marzo 25, 2013 | 15:16
Nos últimos cinco anos, motivados pelo crescimento econômico do Brasil, os brasileiros ampliaram seus investimentos no país, sobretudo no setor imobiliário

Embaixada dos EUA pretende emitir 1 milhão de vistos para brasileiros em 2013

Brasileiros nos EUA

Os gastos de turistas brasileiros nos Estados Unidos em 2012 somaram US$ 8 bilhões, o que coloca o País na segunda posição entre os países com mais gastos nos EUA no anos passado, atrás apenas da China.

A embaixada americana no Brasil pretende emitir mais de um milhão de vistos para brasileiros em 2013, quebrando o recorde histórico, atingido em 2012, de quase um milhão. De acordo com o embaixador Thomas Shannon, essa ampliação é consequência da política de aproximação dos dois países. No ano passado, em discurso na Disney, o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu facilitar a entrada de turistas brasileiros em território americano….

Segundo Shannon, citado por o jornal digital Epoca,  forte gasto de turistas brasileiros no país ajuda os EUA a superarem a crise. «Há mais brasileiros viajando hoje para os Estados Unidos do que nunca. Vamos autorizar, neste ano, mais de um milhão de vistos para brasileiros, o que é um recorde histórico», afirmou. «Os brasileiros hoje são muito bem vistos nos Estados Unidos».
Segundo Shannon, os gastos de turistas brasileiros nos Estados Unidos em 2012 somaram US$ 8 bilhões, o que coloca o País na segunda posição entre os países com mais gastos nos EUA no anos passado, atrás apenas da China. «A grande presença de brasileiros nos Estados Unidos ajuda muito a recuperação da economia norte-americana, especialmente na área do turismo», avaliou Shannon.
Segundo o embaixador, as negociações para derrubar a exigência de visto para brasileiros estão em andamento, restando apenas detalhes na área de documentação e inteligência. «Os governos estão trabalhando para deixar de pedir vistos, mas não posso dizer exatamente quando (isso deve ocorrer). Temos que negociar acordos sobre integridade e confiança com relação aos documentos e a capacidade de trocar informações sobre pessoas que estão viajando e isso tem que ser recíproco», disse.

Investimentos brasileiros em EUA

Segundo o jornalista Beto Moraes, com informações de VEJA e Receita Federal, nos últimos cinco anos, motivados pelo crescimento econômico do Brasil, os brasileiros ampliaram seus investimentos no país, sobretudo no setor imobiliário, mas muitos deixaram de declarar impostos acreditando que não era necessário por morarem no exterior. Porém, todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco.

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013 e quem deixar de entregar o imposto de renda de 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido.

A maior parte dos imóveis de brasileiros que vivem no exterior é mantida alugada no Brasil. A Receita Federal recebe inúmeras perguntas em seu site de pessoas que ainda têm dúvidas sobre como proceder.

“Casei com um estrangeiro e, neste momento, vivo na Argentina. Aluguei meus apartamentos no Brasil, que geram uma renda somada de 2,5 mil reais mensais. Eu deveria ter pago o imposto sobre esses rendimentos? Minha ideia era declarar de uma única vez, no momento do ajuste anual. O que devo fazer?”, questionou uma brasileira no site do governo.

Dúvidas como essa passaram a ser rotina no dia-a-dia de respostas dos técnicos do governo. Isso porque o mercado imobiliário brasileiro sofreu forte injeção financeira de investidos que moram no exterior.

Os rendimentos recebidos no Brasil por brasileiros residentes fora do país são tributados no momento da remessa do dinheiro para o exterior – as taxas variam de 15% a 25%. No caso dos aluguéis e de arrendamentos, o imposto é de 15%, exclusivo da fonte.

Se você não fez declaração de saída definitiva do Brasil para a Receita Federal, você ainda é residente e pode ou não estar obrigada a apresentar declaração.

Se tiver de fazer a declaração, efetue o preenchimento da ficha de Rendimentos recebidos de Pessoas Físicas e deixe em branco os campos referentes ao DARF código 0190. O sistema calculará o imposto anual e você terá que recolher as multas e juros eventualmente devidos em DARF separadamente.

coronavirus



sopa de mani



desastre total



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center