Data: marzo 20, 2013 | 18:34
Será realizado de 18 a 24 de novembro de 2013; O período para a inscrição de filmes é de 11 março a 25 de junho

Convocam a IV Festival Internacional de Cinema de Fronteira em Río Branco

O lll Festival Pachamama, 2012. | Foto Talita Oliveira

O lll Festival Pachamama, 2012. | Foto Talita Oliveira

CONVOCATÓRIA E REGULAMENTO 2013

O grupo Pachamama – Cultura de Fronteira, em parceria com o Centro Cultural Yanemarai, da Bolívia e do Grupo Chaski, do Peru convidam a todos os realizadores de filmes latino-americanos para participar do IV Festival Internacional de Fronteira Pachamama – Cinema de Fronteira, que será realizado na cidade de Rio Branco, no Estado do Acre – Brasil, de 18 a 24 de novembro de 2013.

Os objetivos do Festival são:

Contribuir para aproximar o público do cinema latino-americano
Propiciar um diálogo entre o criador e o público.
Criar e incentivar a criação de plataformas de exibição em regiões excluídas do circuito tradicional de distribuição e exibição.
Fortalecer e promover as iniciativas de distribuição e exibição alternativas que existem no continente.
Incentivar, difundir a produção e difusão de filmes independentes.
Incentivar a produção e distribuição de filmes concebidos coletivamente criado por e para o povo.
Formar um olhar plural, diversificado, para apreciação de filmes latino-americanos.
Incentivar o diálogo entre as culturas e promover um encontro intercultural.
Ser uma ponte de intercâmbio social e cultural por meio do cinema entre as cidades fronteiriças da Bolívia, Brasil e Peru.

NORMAS GERAIS

a) Prazo para candidaturas

O período para a inscrição de filmes é de 11 março a 25 de junho de 2013. A ficha de inscrição pode ser preenchida e baixada no site oficial do Festival: www.cinemadefronteira.com.br

b) Modalidades de Competição

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira possui três modalidades competitivas:

• Competitiva de Longas-Metragens Latino-Americanos
Aberto a todos os filmes de ficção ou de documentário, realizados em película ou formato digital, com um mínimo de 70 minutos de duração e que foram concluídos depois de primeiro de janeiro de 2012.

• Competitiva de Curtas-Metragens Latino-Americanos
Aberto a todos os filmes de ficção, animação ou documentário, produzido em película ou formato digital, com até 30 minutos de duração e que foram concluídos após primeiro de janeiro de 2012.

• Competitiva Latino Americana de Cinema Comunitário
Aberto a todos os filmes de ficção ou documentários comunitários, realizados em Cinema Digital, com uma duração mínima de 15 minutos e que foram concluídos após primeiro de janeiro de 2011.

Por Cinema Comunitário entende-se qualquer produção que é resultado do trabalho coletivo de uma comunidade, que pode ser um grupo cultural, um grupo de jovens ou um coletivo, uma associação ou cooperativa, bem como simplesmente um grupo de pessoas que buscam no meio audiovisual uma forma de expressão.

c) Língua

As línguas oficiais das competitivas de longas-metragens, curtas-metragens e cinema comunitário são Espanhol e Português.
Os filmes selecionados deverão enviar a lista de diálogo com seus respectivos time-codes para tradução e legendagem, responsabilidade do festival, após seleção.

d) Modalidades de participação

1) Os interessados ​​em participar das Competitivas Latino-Americanas de Curtas e Longas Metragens e Cinema Comunitário, devem enviar um envelope contendo:

1 (um) CD ou DVD contendo a ficha técnica, trailer (se houver), fotos, filmografia e foto do diretor (no caso de Cinema Comunitário, do grupo realizador), arquivos com material de divulgação do filme
2 (dois) DVDs: NTSC, área livre, contendo o filme, sem Menu Interativo
Ficha de inscrição preenchida e assinada (deve ser preenchida e impressa pelo site www.cinemadefronteira.com.br
O endereço para envio é:

Centro Cultural Yanemarai
Bolognia Calle 1 n º 208
Código Postal: 1394
Tel. (591) 229 800 943
La Paz – Bolívia

NO CASO do filme enviado por correio, será considerado o País de Origem, não serão aceitos filmes postados após a data de encerramento desta Convocatória. Será válido o carimbo dos Correios com a data de envio.

2) O filme ​​e trailer (se houver) podem, também, ser enviados por meio eletrônico, por meio de link. Para tanto, deverá ser fornecida o nome de usuário e a respectiva senha para opção de download, além de encaminhar anexos contendo a ficha de inscrição assinada e escaneada, ficha técnica, fotos de divulgação, filmografia e foto do diretor (no caso de Cinema Comunitário, do grupo realizador), material de divulgação do filme.

O e-mail para envio do material é: [email protected]

e) Seleção

A seleção de filmes será responsabilidade da equipe de programação do festival Pachamama-Cinema de Fronteira, composta por um especialista do Brasil, um da Bolívia e outro do Peru.

Os filmes selecionados serão prontamente notificados e a lista dos selecionados será publicada no site do Festival (www.cinemadefronteira.com.br).

O preenchimento do formulário de inscrição significa que o filme está autorizado a ser exibido sem nenhuma espécie de pagamento e que o representante da obra aceita cada uma das condições do Festival.

As cópias enviadas para a etapa de seleção não serão devolvidas.

O preenchimento da ficha de inscrição também implica a permissão do uso de trinta segundos a um minuto de imagens do filme selecionado para a promoção do Festival Internacional Pachamama-Cinema de Fronteira.

O número de filmes será selecionado por categoria, sendo:

08 (oito) filmes Longa-metragem para a Competitiva Latino-Americana América Latina
12 (doze) filmes Curta-metragem para a Competitiva Latino-Americana
06 (seis) filmes para a competição de Cinema Latino-Americano Comunidade
Os filmes selecionados devem enviar, pelo menos dois meses antes do inicio do Festival, a sua lista de diálogo com respectivo Time Code para legendagem.

As cópias de exibição dos filmes selecionados devem chegar no máximo 40 (quarenta) dias antes do início do Festival.

O Formato de exibição oficial é o Blu-ray, qualquer outro formato deve ser comunicado e autorizado com antecedência pela organização do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira.

f) Jurados

A organização do Festival vai selecionar diferentes corpos de júri para cada categoria, que irão avaliar os filmes selecionados entre 18 e 24 de novembro de 2013, durante o Festival.

Cada competitiva será composta por três jurados.

Os votos do júri serão secretos e os filmes vencedores serão escolhidos por votação de maioria simples.

Nenhum membro do júri poderá ter qualquer tipo de interesse nos filmes em competição.

Os jurados não podem fazer juízos de valor ou opiniões públicas até antes do anúncio oficial dos prêmios.

A decisão do júri é única e irrecorrível. Qualquer conflito (organizacional ou operacional), não contemplado nestas normas, será resolvido pela Organização do Festival.

g) Prêmios

Prêmios da Categoria Longa-Metragem:

Melhor Filme Latino-Americano: Troféu Pachamama e prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Prêmio do Júri Popular: Troféu Pachamama
Até duas menções (Editor, Câmera, Produção, etc), se o júri considerar necessário
Prêmios da categoria Curta-Metragem:

Melhor Curta Latino- Americano: Troféu Pachamama e prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (mil reais)
Prêmio do Júri Popular: Troféu Pachamama
Até duas menções (Editor, Câmera, Produção, etc), se o júri considerar necessário
Os prêmios da categoria Cinema Comunitário:

Melhor filme Comunitário: Troféu Pachamama e a distribuição do filme por meio de circuitos alternativos aliados ao Festival Pachamama – Cinema de Fronteira

Os filmes premiados, concordam ter seu nome mencionado em todos os materiais de publicidade e imprensa, incluindo o logotipo do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira (disponível no site do Festival).

H) Outros

O Festival Internacional Pachamama-Cinema de Fronteira, sendo um evento destinado à descentralização de produtos audiovisuais e a criação de novos circuitos de exibição, seleciona filmes exibidos no festival para serem exibido nas Mostras Internacionais Culturais Itinerantes, que ocorrem após o Festival, com o aviso prévio e consentimento do proprietário da obra.

j) A aceitação de Bases

A inscrição dos filmes no Festival, em qualquer uma das secções competitivas, indica a total aceitação destas regras, do produtor ou titular do direito de representação. A organização do Festival é responsável para resolver quaisquer conflitos que possam surgir neste regulamento ou na sua interpretação.

k) Envio de Cópias e Devoluções

As cópias de exibição de filmes selecionados serão devolvidos aos seus representantes em um período não superior a 30 dias, pelos organizadores do Festival, a menos que haja acordo entre as partes.

Rio Branco, Acre, Brasil, 13 de março de 2013.

Para mais informações ou dúvidas

Marcelo Cordeiro, Diretor de Programação
Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira
Email: [email protected]

Sérgio de Carvalho, Diretor do Festival

Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira
Email: [email protected]

coronavirus



sopa de mani



desastre total



Reporteros Sin Fronteras



CPJ



Knigth Center